domingo, 10 de julho de 2011

BELEZA E HARMONIA DE UM SANTUÁRIO MARIANO
O Santuário de Nossa Senhora da Penha no Rio de Janeiro-Brasil - é um oásis de Paz no meio do caos de uma grande cidade.
(Foto: Carolina Iskandarian/ G1)
É um lugar sagrado, onde as pessoas buscam alimentar a espiritualidade, a fé e ampliar sua devoção.  A grande beleza do Santuário é nos proporcionar estar em um ambiente onde se respira o Sagrado. Situado numa região muito populosa e de grande fluxo de pessoas e de comércio, o Santuário da Virgem da Penha no Rio de Janeiro é um recanto de Paz e harmonia, no coração de uma grande e agitada cidade moderna.
(Foto: RJ Turismo Noticias)
Situado no alto de um grande rochedo, a colina se eleva acima da cidade com uma escadaria de 382 degraus talhada na própria pedra.
 No ano de 1817 um piedoso casal subia a colina quando a esposa, Sra. Maria Barbosa, comentou com o marido que pediria à Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes concedesse um filho, já que estavam casados há alguns anos e não tinham filhos.
 A Sra. Maria Barbosa confiou, pediu e prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho e no ano de 1819 a escadaria estava pronta
Tudo começou no início do século XVII, por volta do ano de 1635, quando o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso ia subindo o Penhasco (grande pedra) para ver as suas plantações, uma vez que era proprietário de toda a área no entorno do atual Santuário. De repente foi atacado por uma enorme serpente. Baltazar, que era devoto de Nossa Senhora, quando se viu só e incapaz de se defender, pediu socorro a Nossa Senhora gritando: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Nesse preciso momento surgiu um lagarto inimigo das serpentes, e travou-se uma luta mortífera entre os dois animais. Baltazar por sua vez, não perdeu tempo e fugiu. Depois de se recuperar do susto, Baltazar reconheceu que o lagarto apareceu precisamente no momento em que ele pediu a proteção da Virgem Maria. Agradecido, por tão importante gesto maternal, Baltazar construiu uma pequena capela onde pôs uma imagem de Nossa Senhora.
(foto: Léo Freitas Correia)
A devoção à Nossa Senhora da Penha foi se espalhando e cada vez era maior o número de pessoas que visitavam este lugar sagrado e encantador. Umas para pedir e outras para agradecer a sua intercessão.
O capitão Baltazar doou todas as suas propriedades a Nossa Senhora da Penha.
O templo foi ampliado, ganhando duas novas torres, nas quais, mais tarde, foi instalado um carrilhão com 25 sinos de origem portuguesa, adquiridos na Exposição Nacional do 1º Centenário da Independência do Brasil.
Do alto do penhasco do Santuário podemos visualizar o Rio de Janeiro nas suas mais diversas expressões e perceber a presença de Deus que está sempre a nos proteger. Do Santuário é possível contemplar Cristo no Corcovado e assim fazer essa ligação a “Jesus por Maria”.
E Jesus disse a Pedro "... e sobre esta pedra edificarei minha Igreja..." (Mt. 16, 18), instituindo a igreja a qual professamos nossa fé. 
O Santuário de Nossa Senhora da Penha, no alto do rochedo, deve fortalecer a fé dos que vivem na cidade e dos peregrinos que o contemplam, para que não se deixem abater pelo desânimo, pela violência, pelo materialismo e relativismo religioso de nosso tempo.
Maria é a Mãe poderosa que nos livra da Serpente (demônio) que deseja injetar em nosa alma o veneno do mal e do pecado. (Gên.3,15) 
PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA
O Santuário fica aberto diariamente de 7 as 17 horas - O primeiro domingo do mês é consagrado a Nossa Senhora da Penha. As missas no Santuário são solenizadas com procissão de entrada com a imagem de Nossa Senhora da Penha no andor e no final é dada a bênção do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
A 376ª Festa de Nossa Senhora da Penha terá início no dia 1º de outubro e vai se estender até o dia 30 do mesmo mês. Mas as orações começam no dia 23 de setembro, com a Novena Preparatória.
Santuário de Nossa Senhora da Penha
Largo da Penha, 19 – Penha CEP. 21070-560, Rio de Janeiro, RJ Brasil
Telefone:  3219-6262  - E-mail: faleconosco@santuariopenhario.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário