sábado, 25 de junho de 2011

 ORDEM DA SANTÍSSIMA TRINDADE   
 - TRINITÁRIOS -
A Ordem da Santíssima Trindade foi fundada por São João de Matha, o qual teve esta inspiração enquanto celebrava a sua primeira missa no ano de 1193. Oitocentos anos depois, esta mesma inspiração e a sua obra continuam a nos interpelar! Os Frades Trinitarios são impelidos por um espírito apostólico que os fazem anunciadores da libertação aos mais pobres, aos abandonados e marginalizados, e sobretudo, àqueles cristãos em perigo de perder a fé por causa de sua fidelidade ao Evangelho.
S. JOÃO DE MATHA E S. FÉLIX DE VALOIS - FUNDADORES

Por isto, esta é a identidade daqueles que querem ser Trinitarios, sejam estes leigos(as), religiosos(as) ou sacerdotes: contemplar Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e aceitá-lo antes de tudo como amor misericordioso e gratuito, fonte, modelo e fim último de toda Redenção!
São João de Matha fundou a Ordem da Santíssima Trindade em 1194 em Cerfroid (França) para a libertação dos prisioneiros cristãos. Ele nasceu para a libertação e sua vida foi em função deste ideal: os escravos, os pobres, os enfermos. Desde então os Trinitários tem dado a liberdade a milhares de homens, mulheres e crianças através dos 800 anos de sua existência.
A Ordem da Santa Trindade é uma família religiosa, fundada com regra própria por São João de Matha.
Os seus membros, vivendo em comunhão de vida, para a edificação da Igreja se consagram com título especial à Trindade e seguem mais de perto Cristo Redentor. A Ordem da Santa Trindade é Ordem clerical de direito pontifício.
O hábito, sinal da nossa consagração (Cf. PC 17; Ordo Prof. 13) e da nossa fraternidade, consta, segundo a tradição recebida na Ordem, de uma túnica branca com cintura negra, escapulário branco ao qual é sobreposta uma cruz de cor vermelho e azul, e capuz igualmente branco (Cf. Reg. Trin.).
O nome ou título do Instituto é: “Ordem da Santíssima Trindade”, a sua sigla: “O.SS.T.”.
A vida consagrada a Santíssima Trindade constitui, desde sua origem, um elemento essencial e característico do patrimônio da Ordem Trinitária.
O símbolo da Ordem da Trindade é a Cruz, que consiste de uma faixa vertical vermelha sobreposta sobre uma horizontal azul, ambos do mesmo tamanho sob fundo branco, representando a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, respectivamente, como elementos-chave da Ordem.
 
Os Trinitários, nascidos "para a glória da Trindade e da redenção dos cativos" estão hoje na Igreja e no mundo como testemunhas e apóstolos de Deus uno e trino da redenção. Estão presente hoje na: Itália, Espanha, frança, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala, Porto Rico, Colômbia, Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Índia, Madagascar, Polônia, Gabão e Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário